sábado, 9 de janeiro de 2010

ARTE E PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O MUNICÍPIO DE IRECÊ- BAHIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL- SÉRIES INICIAIS
ATIVIDADE: ARTE E PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORA: CILENE CANDA
CURSISTAS: CONSUELIA PEREIRA E MARICÉLIA ALECRIM

ARTE E PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A prática teatral na escola possibilita uma reflexão sobre cultura, saberes e fazeres que dialoguem no cotidiano escolar e que estão relacionados com o processo de conhecimento e criação teatral dos alunos de Educação Infantil.

O teatro pode ser visto como um meio através do qual passamos uma mensagem: as crianças assistem a uma peça de teatro, seja ele profissional ou amador, escolhida pelos educadores pela qualidade do enredo. Este pode ser produzido por pais e professores especialmente visando determinado foco educacional, que pode ser considerado como uma técnica utilizada para as crianças produzirem teatro.

Busca-se neste texto apresentar algumas reflexões sobre a prática teatral no cotidiano escolar da Educação Infantil, às culturas, saberes e fazeres que dialogam com a prática e, com isso, analisar a situação da arte-educação na área teatral nos espaços/tempos escolares.

O teatro como perspectivo de ensino e aprendizagem no sistema educacional brasileiro, ainda é, afirmar a importância dos processos de criação, que não se restringem ao teatro, mas referem-se à todas as atividades artísticas que são desenvolvidas na escola. Porém, questões que não são recentes problematizam a função da arte-educação, sua aplicabilidade e função no contexto e cotidiano escolar.

Quanto às escolas públicas municipais, atualmente inserirem em seus currículos obrigatórios a disciplina Artes/ Teatro, algumas questões podem ser observadas: a maioria dessas instituições não possui de maneira clara e coerente a proposta pedagógica para esta área. A realidade da prática teatral ainda encontra-se vinculada às festas cívicas e atividades recreativas.

Desenvolver o teatro na escola é contribuir para a construção e formação de um indivíduo capaz de perceber a sua realidade por diversas óticas, além de despertar o senso crítico e estético, educando-o para a criação de juízos que serão atribuídos por ele em relação direta com a sociedade na qual está inserido.

A prática pedagógica da atividade teatral requer, além de conteúdo específico, um espaço físico adequado e atrativo para este fazer. A experiência criativa passa pelo prazer, o convite ao jogo passa pelos sentidos, é necessário agradar a nossa visão, é preciso acolher nosso corpo e é importante respeitar nosso olfato e audição. Esse conjunto de fatores estabelece desde já a necessidade de criação de um espaço físico convidativo ao prazer.

Diante da proposta para o ensino de Educação Infantil, considera-se extremamente pertinente que o arte-educador sempre se relacione e esteja aberto ao “material” que os alunos trazem para a sala de aula. Aproveitar a cultura trazida desse universo infantil: linguagem, estética, temas, interesses, dentre outros, e transformá-los em “material” para a criação artística produzida por eles.

ARTE E A LUDICIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento de nossos alunos.

E importante ressaltar que na educação infantil temos como prioridade o trabalho com o lúdico, pois os nossos alunos a partir do momento em que eles vivenciam a comunicação por meio de gestos, sons e brincadeiras em sua prática passam a desenvolver a sua imaginação e participar com gosto e motivação das atividades propostas.

Cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem, transformando em uma grande diversão.

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