domingo, 8 de novembro de 2009

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO II





A professora Geovana Zen, nos traz nestas atividades de Alfabetização II, que é preciso fazer as intervenções necessárias para que o aluno avance que elas servem para as crianças avançarem nas suas interpretações, criando situações problematizadoras e com desafios para que assim possa levar o aluno a pensar na situação apresentada de leitura.

É preciso então que nós professores devemos assumir a condição clara, ao enfatizar o papel da ação e reflexão do aluno no processo de alfabetização, que o conhecimento percorrido pelo aluno favorece a intervenção pedagógica, pois permite o ajuste das informações oferecidas as condições de interpretação em cada momento do processo. Permite também considerar os erros cometidos pelo aluno como pistas para guiar a nossa prática e torná-la mais eficaz.

3 comentários:

Marisete disse...

È realmente Consuélia, é preciso realizar intervenções que potencializem o uso das estratégias de leitura, fazendo o aluno pôr em jogo tudo que sabe.
Para isso, é preciso nós professores sabermos dar as informações devidas na hora ceta.
beijos colega!
marisete

Gleivia Rodrigues disse...

As oficinas da professora Geovanna,vem deixando sua marca e nos provocando com suas reflexões: como ensinar o aluno a ler e escrever, o que são estratégias de leitura, como utilizar as intervenções, que atividade é significativa para alfabetizar.E assim nos fortalecendo a busca do conhecimento.

Nubia Barbosa disse...

Na atividade com a professora Giovana Cristina Zen, percebi a inportancia de dar informações para o nosso aluno não para resolver a problematização mas, para dar continuidade e ele buscar a resposta aravés das estratégias de leituras.